Acessibilidade Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Exercícios e Operações
Início do conteúdo da página

Exercícios e operações militares

Exercícios e Operações

O planejamento e o emprego das Forças Armadas materializam-se na realização de operações e exercícios de treinamento conjuntos, quando militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea atuam de forma integrada.

As atividades propiciam o aprimoramento das capacidades de interoperabilidade das organizações militares, dando-lhes flexibilidade tática e estratégica e habilitando as tropas para uma pronta-resposta simultânea em situações de crise.

Se nos exercícios o objetivo é avaliar e aprimorar a capacidade de resposta militar, é nas operações que se põe em prática a experiência adquirida, a exemplo das ações destinadas a garantir a segurança de grandes eventos e a proteção das fronteiras brasileiras. 

Os exercícios e operações que envolvem a participação integrada de militares das três Forças singulares são coordenados pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), órgão da Defesa responsável pelo planejamento estratégico e o emprego conjunto de efetivos das forças naval, terrestre e aérea brasileiras.

Clique nas opções abaixo para saber mais a respeito.

Conheça as iniciativas da Defesa para garantir a segurança e ampliar a capacidade de monitoramento na faixa de fronteira

Informe-se sobre as atividades que testam a prontidão das Forças Armadas e ajudam a aprimorar sua capacidade de resposta

Entenda em que circunstâncias as Forças Armadas podem atuar em apoio aos órgãos de segurança pública

Saiba mais sobre as ações em que militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica atuam de forma integrada

Fim do conteúdo da página