Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está em: Página inicial > Esporte
Início do conteúdo da página

Esporte

Publicado em Terça, 08 Abril 2014 16:49 | Última atualização em Quarta, 06 Abril 2016 17:29

Esporte

O desporto militar brasileiro tem uma longa tradição de títulos, medalhas, recordes e marcas, que há décadas enriquece a história esportiva do país. A primeira medalha olímpica conquistada pelo Brasil foi obra de um atleta militar, o tenente do Exército Guilherme Paraense, vencedor da prova de tiro nas Olimpíadas da Antuérpia, em 1920. 

Outro grande atleta da nossa história, João Carlos de Oliveira, o “João do Pulo”, era sargento do Exército e conquistou o tricampeonato mundial no salto triplo, sendo detentor do recorde mundial da prova por mais de uma década.  

Em 2012, nos Jogos Olímpicos de Londres, 51 atletas da delegação brasileira pertenciam às Forças Armadas. Competindo em 12 modalidades, os militares tiveram excelente desempenho, ganhando cinco medalhas: ouro no judô com Sarah Menezes, 3º sargento da Marinha; bronze no pentatlo moderno com Yane Marques, sargento do Exército; além de outros três bronzes no judô com os 3ºs sargentos Maira Aguiar, Rafael Silva e Felipe Kitadai. 

O Ministério da Defesa atua em prol do desenvolvimento do esporte militar brasileiro por meio do Departamento de Desporto Militar (DDM) da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD). O DDM é responsável por todos os eventos desportivos que envolvem as Forças Armadas, trabalhando, atualmente, com 26 modalidades. 

Mais que um estímulo para os militares lutarem e se confraternizarem em arenas desportivas, as competições nacionais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica incentivam os atletas na busca da superação – inclusive para atingir melhores índices técnicos, criando oportunidades para o surgimento de atletas de alto rendimento capazes de bem representar o Brasil em competições mundo afora. 

Conheça o livro sobre a 6ª edição dos Jogos Mundiais Militares, na Coreia do Sul.

Fim do conteúdo da página