Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está em: Página inicial
Início do conteúdo da página

13 de junho

Publicado em Quarta, 25 Maio 2016 18:35 | Última atualização em Quarta, 25 Maio 2016 18:36

1645 — Começa a insurreição pernambucana contra o domínio holandês.


1763 — Nascimento de José Bonifácio de Andrada e Silva, futuro Patriarca da Independência. Na cidade paulista de Santos.


1842 — Morre no Rio de Janeiro o marechal Felisberto Cardeira Brant Pontes de oliveira Horta,marquês de Barbacena. Nasceu a 19 de setembro de 1772, nos arredores de Mariana, Minas Gerais, e representou papel importante na nossa história política, diplomática e militar. Na invasão argentina, foi general em chefe do Exército Imperial em operações no Rio Grande do sul em 1827 e, nessa campanha, travou a Batalha do Passo do Rosário ( também Ituzaingo), contra argentinos e uruguaios.


1868 — Guerra do Paraguai: A reconquista de Corumbá, em Mato Grosso (atual do Sul). A praça, em poder do governo de Assunção, era defendida por 313 homens, ao mando do tenente-coronel Hermógenes Cabral, e pelos vapores de guerra Anhambaí e Rio Apa. Foi tomada de assalto pelo tenente-coronel brasileiro Antônio Maria Coelho (depois general e barão de Anhambaí), à frente de 430 homens. A guarnição paraguaia foi posta em fuga, perdendo 152 homens e prisioneiros, seis canhões e uma bandeira. O tenente-coronel Cabral foi morto. Tratou logo o comandante brasileiro de responder ao fogo dos vapores, que haviam começado a bombardear a povoação, e conseguiu forçá-los à retirada com grandes avarias. O Brasil perdeu 30 mortos e feridos apenas. Cerca de 500 prisioneiros brasileiros foram libertados. No dia 23, chegou a Corumbá o presidente de Mato Grosso, Couto de Magalhães.

registrado em:
Fim do conteúdo da página