Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está em: Página inicial
Início do conteúdo da página

7 de junho

Publicado em Quarta, 25 Maio 2016 18:25 | Última atualização em Quarta, 25 Maio 2016 18:25

1494 — Firmado o Tratado de Tordesilhas entre dom João II, rei de Portugal, e dom Fernando e dona Isabel, reis de Castela, dando maior extensão à linha traçada pelo papa Alexandre VI, na bula de 4 de maio de 1493, dividindo o mundo entre portugueses e espanhóis.


1828 — Rompimento do cerco de Montevidéu. O major Luís Alves de Lima e Silva (depois duque de Caxias) sai de Montevidéu com uma coluna de tropas, põem em fuga forças inimigas que bloqueavam a praça e regressa com alguns prisioneiros.


1868 — O general João Manuel Mena Barreto reconhece, debaixo de fogo, os vaus do arroio Jacaré (Passo Posta e Passo Estância). Pouco adiante, no Passo Ovejas, o coronel Vasco Alves Pereira derrota uma força paraguaia.


1870 — morre no Rio de Janeiro o marquês de Olinda (Pedro de Araújo Lima), que representou papel importante na política, desde as Cortes Constituintes de Lisboa. Foi Regente do Império e muitas vezes ministro e presidente do Conselho de Ministros.


1889 — Sobe ao poder o Partido liberal, com o último ministério do Império organizado neste dia pelo visconde de Ouro Preto.

registrado em:
Fim do conteúdo da página