Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está em: Página inicial
Início do conteúdo da página

24 de junho

Publicado em Terça, 24 Maio 2016 18:28 | Última atualização em Terça, 24 Maio 2016 18:36

1503 — Supõe Varnhagen ter sido descoberta, neste dia, por Fernando de Noronha, a ilha a que este chamou de São João e que pouco depois ficou conhecida pelo nome de seu descobridor. Mas no mapa de Cantino, enviado em novembro de 1502 a Ercole d’Este, duque de Ferrara, já figura aquela ilha com o nome de Quaresma. 


 1639 — O coronel Bento Rodrigues de Oliveira, chefe da vanguarda do capitão-mor Pedro Teixeira, encarregado da exploração do rio Amazonas, chega ao Paiamino, povoação dos espanhóis, situada sobre o rio do mesmo nome, afluente da margem direita do Napo. Pedro Teixeira só ali chegou a 15 de agosto (ver esta data e 3 de julho).


 1645 — Edital de João Fernandes Vieira, chamando às armas os pernambucanos. Vieira estava, então, na mata do Brasil. — Amador de Araújo e Domingos Fagundes, emboscados junto ao engenho Tabatinga, destroçam um destacamento holandês ao mando deWenzel Smit, das forças do coronel Hendrik van Haus, que na véspera entrara em Ipojuca.


 1792 — Parte do Rio de Janeiro para Lisboa a fragata Golfinho, conduzindo alguns dos condenados da conjuração mineira de 1789: o cônego Luiz Vieira, o padre Manuel Rodrigues da Costa e outros eclesiásticos, e com eles Domingos Vidal Barbosa, José de Resende Costa (pai e filho) e João Dias da Mota. Estes últimos foram remetidos para a ilha de Santiago de Cabo Verde, ficando presos em Lisboa os eclesiásticos.


1819 — O general Andrés Artigas, derrotado por José de Abreu em Itacorubi (ver 6 de junho), é aprisionado neste dia no Passo de Santo Isidro, do Uruguai, pelo sargento Joaquim Antônio de Santiago, do regimento de infantaria de Santa Catarina. Andrés Artigas, vulgarmente chamado Andresito, era guarani, nascido em Missões, e filho adotivo do general José Artigas. Nos seus primeiros anos tinha o nome de Andrés Taquari. Duas vezes foi derrotado no Rio Grande do Sul (1816 e 1819), mas em Corrientes obteve vitórias sobre os partidários de Buenos Aires, repeliu os paraguaios e foi governador da província ou governou-a por meio de homens da sua confiança. Faleceu prisioneiro na fortaleza de Santa Cruz do Rio de Janeiro.


 1820 — Nascimento de Joaquim Manuel de Macedo em Itaboraí.


 1839 — Morre em São João d’el-Rei o ex-deputado Batista Caetano de Almeida, redator do Astro de Minas (1827-1830) e fundador da biblioteca e da casa de misericórdia daquela cidade.


1842 — O major Pedro Paulo de Morais Rego derrota em Salto, perto de Areias, um corpo de insurgentes de São Paulo, ao mando de Anacleto Ferreira Pinto.


1855 — Falece na Bahia o poeta Luís José Junqueira Freire, nascido na mesma cidade a 31 de dezembro de 1832.


1865 — O Exército brasileiro do general Osório começa a passar da margem esquerda para a direita do Uruguai, indo reunir-se ao argentino no acampamento da Concórdia.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página